top of page

Olá, sou
a Cyntia

Sempre que vou me consultar com algum profissional da saúde, gosto de buscar informações acerca da pessoa com quem irei me tratar. Afinal, estou confiando minha saúde à ela. Se você, assim como eu, é do tipo que gosta de conhecer sobre o profissional cuidará de você, aqui vai com um pouquinho da minha trajetória.

cyntia_2.jpg

    Sou Fisioterapeuta formada há 15 anos, mas fisioterapia não era minha escolha inicial.  Aos 10 anos de idade tive meu primeiro contato com cavalos e o amor por eles começou ali. Esse amor foi crescendo e, naturalmente, minha intenção era ser veterinária. Mas, a vida é uma caixinha de surpresas e às vezes nos direciona para caminhos que nem imaginávamos. Acabei prestando vestibular para fisioterapia sem nunca ter tido contado com nenhum profissional da área e, honestamente, sem fazer a menor ideia do que compreendia a profissão. Essas decisões que temos que tomar tão jovens e que são “para o resto da vida”...

 

​   Fui conhecendo melhor e me dei conta de como a vida é sim uma caixinha de surpresas e nos presenteia quando estamos abertos ao que ela tem a nos oferecer. Vi na FISIOTERAPIA a possibilidade de realizar algo que sempre habitou dentro de mim: o desejo de ajudar o outro. Sim, eu sei, existem muitas formas de fazer isso. Mas já na primeira semana do curso vi que meu lugar era ali e o quão apaixonante é essa profissão.

 

    Logo no primeiro semestre conheci a EQUOTERAPIA (atendimento de pacientes que conta com o auxílio do cavalo para intermediar essa relação). Pronto! Estava completa unindo minhas duas paixões.

 

​Ainda na graduação, integrei a equipe de voluntários de Equoterapia do Regimento de Polícia Montada Batalhão 9 de Julho (Cavalaria da Polícia Militar do Estado de São Paulo). Em parceria com a instituição e demais colegas da equipe, desenvolvi um estudo de caso onde avaliamos a influência dessa abordagem terapêutica na coordenação motora fina do praticante (nomenclatura dada ao paciente nessa modalidade). 

   

Após alguns anos, participei da implantação da Equoterapia Adaptada no Parque da Água Branca, um projeto social do terceiro setor em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, onde inicialmente atendíamos 40 praticantes.

Ao longo da minha formação profissional também trabalhei com Ginástica Laboral, Pilates e Terapia Manual. Nessa última descobri também uma grande paixão: A ARTE DO CUIDAR COM AS MÃOS. Comecei trabalhando com shiatsu e o “bichinho me picou”. Fui buscando formas de melhorar e aprimorar meu conhecimento nessa área (até ali realmente eu não tinha me aprofundado). Ingressei na primeira pós-graduação de Fisioterapia Manipulativa e fui buscando outras técnicas complementares: Tratamento Integrado do Sistema Nervoso Autônomo, Bandagem Funcional, Dry Needling (agulhamento a seco), entre outros.

    Mas sentia falta de respostas para algumas (muitas) perguntas...

   E na constante busca por respostas, encontro-me atualmente em uma nova formação pela Escola de Osteopatia de Madrid. Creio que essa nova pós-graduação não responderá à todas as perguntas e provavelmente trará muitos outros questionamentos.
Mas seguirei buscando respostas para a missão a qual me propus lá atrás, em 2003, quando entrei na faculdade: AJUDAR PESSOAS na melhora da qualidade de vida e em seu bem-estar.

Uma vida de estudos, estudando sobre vidas

2006

Graduação
Centro Universitário São Camilo

Fisioterapia

2011

Pós Graduação
Universidade Gama Filho

Fisioterapia Manipulativa 

2018

Técnico
Grupo Terapia Manual

Dry Needling - Agulhamento a seco.

2011

Técnico
Grupo Terapia Manual

Método TISNA (Tratamento Integrado do Sistema Nervoso Autônomo) 

2011

Técnico
Advanced Manual Therapy Institute

 Bandagem Funcional e Kinesio Taping

2011

Técnico
Stott Pilates

Método Pilates

2024

Pós Graduanda
Escuela de Osteopatia de Madrid Internacional

Osteopatia 

Cyntia Polo é minha fisioterapeuta há muitos anos. Profissional competente, estudiosa, atualizando-se sempre em mais conhecimentos na sua aérea. Ser humano de primeira grandeza. Coração e mãos que cuidam, com carinho e sensibilidade, trazendo energia positiva para o corpo e alma. “Meu corpo é testemunha do bem que ela me faz”. Indico sem medo de errar.

F. K., 77 anos

bottom of page